20 de dez. de 2011

Documentário Pina emociona enquanto se consagra nas espectativas para o Oscar

O documentário sobre Pina Bausch, dançarina e coreógrafa alemã, dirigido por Wim Wenders em forma de homenagem está entre uma das grandes expectativas para o Oscar 2012. Uma forma completamente nova de enxergar a arte, por meio da arte cinematográfica e da técnica 3D combinam beleza e tecnologia para apresentar um espetáculo nas grandes telas do mundo inteiro. 
De forma geral, a produção cinematográfica voltada ao 3D apenas era utilizada como um recurso para chamar a atenção de seus espectadores de forma direta - nota-se o uso da técnica como um chamariz por si só; com isto, muitas produções, continuamente, apegavam-se apenas à tecnologia, deixando de fora as histórias que deveriam ser contadas. O que diferencia Pina de todos os outros filmes em 3D é exatamente a presença de um enredo voltado à estética artística, sendo a tecnologia então transformada em arte, usada de modo sutil, que dá a Pina um colorido diferenciado. Nesta obra, Wim Wenders faz questão de mostrar ao seu espectador o espetáculo da dança, com todos os detalhes, formas e cores, sem apelar para um 3D puro.
O documentário emocionou, levou os óculos 3D pela primeira vez ao Festival de Berlim. Comoveu, ao passo que, a coreógrafa faleceu antes do término das gravações e, claro, isto causou um impacto completamente novo, com ares de homenagem e agradecimento a todo o conhecimento que Pina Bausch trouxe aos amantes de dança de todo o mundo.    
               
Em termos de premiações, segue como um dos selecionados para a nomeação de Melhor Documentário no Oscar 2012, assim como venceu pela mesma categoria no European Film Festival e no German Film Festival. Podemos dizer que, com toda a emoção trazida por Pina, não se trata de mais um daqueles filmes de dança, mas sim de um espetáculo que salta aos olhos nas telas dos cinemas, literalmente

O filme Pina 3D estará em breve nos cinemas brasileiros, com distribuição da Imovision.

Um comentário:

Anônimo disse...

PINA é sem dúvida o grande evento cinematográfico de 2012. Pelo que já vi sobre este filme e pela admiração pela dança contemporânea teremos uma experiência sensorial única e comovente. Parabéns a IMOVISION por trazer este filme para o Brasil.