11 de nov. de 2011

Lançamentos em DVD - Homens e Deuses e A Missão do Gerente de Recursos Humanos

A tragicomédia que aborda A Missão do Gerente de Recursos Humanos não é apenas mais uma simples história sobre a resolução de um problema do cotidiano. Nesta produção de Israel, a grande missão que deve ser cumprida por um gerente de RH forma um interessante suspense após um acontecimento trágico com uma funcionária de, pasmem, uma padaria industrial. Após este fato, o quase herói precisa salvar a reputação do estabelecimento, evitando que um artigo difamatório seja publicado, ao mesmo tempo em que precisa esclarecer o ocorrido à funcionária, evitando que tudo se transforme em um caos. O diretor Eran Riklis consegue, de um modo muito peculiar, transformar um fato trágico em algo que une diversos personagens e toma, em cada um dos seus rumos, uma pequena comédia, entrelaçando o cotidiano com a particularidade existente em cada um, agrada seus espectadores do começo ao fim, tanto que, os vivos se tornam  apenas estereótipos enquanto a morte é elevada a uma categoria de personalidade única na obra. Tudo isso, aos moldes de um cinema que vem se sobressaindo cada vez mais no âmbito mundial. 

Em Homens e Deuses, a questão do conflito é mostrada por um ponto de vista completamente diferente. Em tempos de uma pesada guerra civil, entreposta por insurgentes jihadistas, monges cristãos que vivem na Argélia são colocados frente a frente com uma ameaça terrorista. A partir deste momento, o que deveria ser o símbolo da unidade da Igreja começa a apontar para a individualidade dos que estão alí, cada monge é responsável, acima de sua fé, pelos seus atos como seres-humanos. E exatamente neste ponto que o diretor Xavier Beauvois experimenta as mais diversas sensações através da harmonia de sua câmera, ora focando no todo, no vilarejo muçulmano que se desenvolveu às margens do mosteiro, no próprio mosteiro, ora focando em cada personagem, ressaltando a sua personalidade individual. Mostra, neste aspecto, a humanização destes monges, que, por baixo de suas vestes religiosas, são homens como qualquer outro, que possuem os mesmos medos e qualificam-se pela distinção dos ideais uns dos outros. 

Homens e Deuses retrata fielmente o recorte de um período e os conflitos pelos quais a humanidade se colocou a frente, uma obra que emociona e leva o público a uma reflexão efetivamente pautada em sua própria história. 

Veja os trailers de A Missão do Gerente de Recursos Humanos e Homens e Deuses, os próximos lançamentos em DVD, pela Imovision:



2 comentários:

Waldecy Gonçalves disse...

Homens e Deuses já está, neste final de mês de janeiro de 2012, disponível em locadoras? Quais?

Anônimo disse...

Como faço para adquirir uma cópia em dvd do filme De homens e deuses?