10 de nov. de 2011

Forte candidato a concorrer o Oscar 2012, 'O Porto' é o início da triologia de Aki Kaurismäki

O Porto (Le Havre), forte candidato a concorrer ao Oscar 2012 de melhor filme estrangeiro, é o primeiro filme de uma triologia sobre a vida de pessoas que vivem em cidades portuárias, segundo o diretor finlandês Aki Kaurismäki.
André Wilms é Marcel Marx em O Porto 
Vencedor do prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) no Festival de Cinema de Cannes deste ano, O Porto - estrelado por André Wilms, Kati Outinen, Jean-Pierre Darroussin e Blondin Miguel - conta a história de Marcel Marx, um engraxate boêmio (ex-escritor) e Idrissa, um garoto africano, o qual Marx tenta a todo custo proteger, uma vez que o garoto viajava ilegalmente em um contêiner encontrado em Le Havre, na França.
"'O Porto' é um prazer contínuo, facilmente mistura notas tristes e alegres com uma destreza que é, de longe, o melhor trabalho cômico de Kaurismaki." Variety
Em uma entrevista, o diretor - que diz não se interessar pela "high society" - entregou que O Porto faz parte de uma triologia denominada "The Harbor Town trilogy" ("A triologia da cidade do porto", ao pé da letra) e que inclusive já tem um nome para o 2º filme desta, que será "The Barber of Vigo" (O Barbeiro de Vigo). Vigo é uma cidade portuária situada em Galiza, Espanha.
O diretor disse também que pretende finalizar a triologia em aproximadamente 10 anos: "Então eu farei o próximo em cinco anos, o terceiro em 10 anos, então posso me aposentar", disse Kaurismäki.

O Porto está na disputa por uma vaga na competição do Oscar 2012 de melhor filme estrangeiro, e será lançado pela Imovision nos cinemas brasileiros, com data prevista para fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: