1 de dez de 2011

Dica de DVD – O Silêncio de Lorna

Jean-Pierre e Luc Dardenne, diretores do grande sucesso de público e crítica, O Garoto da Bicicleta, mostram em O Silêncio de Lorna um mundo que prefere ser mantido em segredo dentro das sociedades de grandes países europeus. Os mesmos diretores que contam a emocionante história do garoto Cyril, que, abandonado pelo pai, começa uma bela história de tolerância e amizade com Samantha, uma cabelereira do bairro em O Garoto da Bicicleta, também são responsáveis por mostrar uma verdade crua sobre a realidade vivida por aqueles que estão às margens da sociedade, sendo vistos como alvo por qual recaem todos os obstáculos econômicos e sociais de países de grande desenvolvimento e qualidade de vida – a questão dos imigrantes ilegais em diversos países europeus.

De um modo muito realista, os irmãos Dardenne contam a história da jovem Lorna (a atriz kosovar Arta Dobroshi), uma albanesa que deseja se estabelecer na Bélgica e realizar o sonho de abrir um restaurante com o namorado. Para tal, ela aceita se casar com Claudy, um viciado em drogas, cujo estado é crítico. Como ocorre no submundo social, Lorna, após o “casamento” ainda se vê frente a outro dilema, o de revender sua nova nacionalidade para um russo, que dispõe de muitos recursos para conseguir a tão desejada nacionalidade.Com um olhar crítico em relação a estes fatos, de natureza delicada, Jean-Pierre e Luc Dardenne envolvem seus personagens em uma trama na qual parece ser impossível escapar das consequências. Eles são marionetes, usadas de todas as maneiras possíveis, até se tornarem descartáveis, aludindo à própria situação dos imigrantes reais, espelhados pelos grandes centros.
Em O Silêncio de Lorna, o trabalho, o amor e a dignidade são colocados de lado, quando existem situações mais urgentes a serem resolvidas, aquelas as quais a própria vida de um indivíduo é dependente.

Veja o trailer de O Silêncio de Lorna, já em DVD, distribuído pela Imovision:

Nenhum comentário: