4 de nov. de 2011

O estranho humor de Bent Hamer

Angustia, melancolia, espanto... Basta ver os geniais filmes de Bent Hamer (Ovos, Histórias de Cozinha e Factotum - adaptação da auto-biografia de Charles Bukowski) para perceber que o mundo gira mais devagar do que pensávamos.
Bent Hamer é um arquiteto de espaços onde o elemento humano é tão pequeno e sem lugar neste, que nosso desejo em modifica-lo é o que angustiantemente nos move.
Bent Hamer: Humor nos filmes de diretor norueguês já foi tema da Mostra "Humor, Estranho Humor" no Brasil .
Hamer produz filmes irresistíveis, nos quais gostaríamos de estar dentro e interagir com aquele cenário provocativo, diferente de como reagimos com outros "heróis" comoventes e politicamente corretos presentes em outros filmes.

Nos filmes de Bent Hamer claramente nos identificamos com os anti-heróis, algo comum para os seres humanos que tanto quanto as personagens, são deslocados, cometem erros, e estão sempre buscando encontrar seu lugar no mundo, circulando em seus próprios ambientes de resistência. 
Em Casa Para o Natal: Uma história de esperança, saudade, vida nova e principalmente amor, que nos aquece aos poucos.
Os personagens de Hamer parecem ser sempre um ponto de interrogação, o universo em que se encontram é o do estranhamento, como acontece em seu mais novo longa Em Casa Para o Natal. O roteiro interliga várias histórias, onde a época de natal revela o melhor da natureza de cada personagem amargo porém compassivos diante da data natalina.
O longa é uma adaptação do livro de Levi Henriksen, que assim como o filme conta diversas histórias de pessoas na véspera do natal, buscando passar essa data em seus respectivos lares. Essas pequenas histórias criam diferentes atmosferas dentro de um só espaço e tempo, o que resulta em um incrível equilibrio mais cativantes do que as conexões feitas em cima destas.

Com toda essa diversidade de personagens, Hamer muda elegantemente o foco ao longo do filme sem nunca permitir que o espectador se perca no todo da história. Há claramente um sentimento de tristeza e decepção nas vidas retratadas, mas um toque de esperança prevalecente paira na vida de todas estas, sob o lindo céu da mágica aurora boreal da Noruega.

Em Casa Para o Natal estreia hoje, 4 de novembro nos cinemas.

Nenhum comentário: