22 de set. de 2011

Mostra Ao Redor do Mundo exibe "Turnê" e "Cópia Fiel" e "Film Socialisme"

A Mostra ao Redor do Mundo foi retomada ontem no CineSesc, onde "Turnê" de Mathieu Amalric (de "O Escafandro e a Borboleta") foi exibido as 19h.
Com um elenco formado por verdadeiras dançarinas de New Burlesque como Mimi Le Meaux, Kitten on the Keys e Evie Lovelle, Turnê conta a história de um produtor de TV vivido por Amalric que ao fracassar na tentativa de uma nova vida na América retorna à Paris com uma trupe de dançarinas e dançarinos de New Burlesque, os quais encheu de esperanças em relação à essa “turnê”. Mesmo com dificuldades financeiras e hotéis baratos as dançarinas já conhecedoras do submundo acabam transformando a turnê em um mundo de fantasias e incríveis experiências, os quais Joachim (Amalric) desconhecia. Turnê já está nas locadoras em DVD.
Hoje a mostra exibirá Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami, que rendeu a Juliette Binoche o prêmio de melhor atriz em Cannes desse ano. Cópia Fiel discute (indiretamente) a reprodutibilidade das obras de arte, e o que elas tem de diferente da original. Ou seriam iguais, e a diferença é feita pelo direcionamento de nosso olhar?
Amanhã é a vez da exibição do "Film Socialisme" de Jean-Luc Godard, que conta a história de um cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista. As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Por último, um percurso por seis lugares mitológicos: Egito, Palestina, Odessa, Hellas, Nápoles e Barcelona.

"Turnê", "Cópia Fiel" e "Film Socialisme" já estão nas locadoras em DVD.

A Mostra Ao Redor do Mundo acontece no CineSESC, no SESC Arsenal em Cuiabá, até sexta-feira (23), entrada franca.

Nenhum comentário: