2 de jul de 2009

Casamento Silencioso - 3 de julho nos cinemas

(Nunta muta / Silent Wedding) Romênia / Luxemburgo / França, 2008
97 min, Comédia Dramática
Diretor: Horatiu Malaele
Elenco: Meda Andreea Victor, Alexandru Potocean, Doru Ana, Iona Anastasia, Alexandru Marian Bindea, Tamara Buciuceanu, Tudorel Filimon, Luminita Gheorghiu, Serban Pavlu, Victor Rebengiuc, Simona Stoicescu, Valentin Teodosiu
Sinopse: Na Romênia de 1953, Mara e Iancu preparam-se para se casar, todos os habitantes da vila estão ansiosos para a festa dos noivos, porém, para o espanto de todos, o prefeito da cidade junto ao comandante do regimento anunciam uma semana de luto devido a morte de Stalin. Durante essa semana, nenhuma festa ou comemoração são permitidas. Apesar da proibição, os noivos e seus convidados irão mostrar criatividade para continuar a festa...

Fique por dentro:
Horatiu Malaele é um dos atores e diretores de teatro mais populares da Romênia. Trabalha há mais de dez anos no prestigiado Teatro Bulandra, de Bucareste (comparado ao Teatro Odeon, de Paris). Montou e interpretou grandes autores, de Tchekhov a Goldoni, de Ionesco a Molière.
Malaele já atuou em mais de 50 filmes romenos e participou de Amém, de Costa Gavras, em 2002.
É também caricaturista: cerca de três mil retratos seus já foram peças em mais de trinta exposições romenas e internacionais.

O que já se falou:
Jean-Luc Douin, Le Monde "Seu filme não questiona a situação atual de seu país (...), mas glorifica a resistência de seu povo que ousou ser fiel à sua cultura sob o jugo soviético."
"(...) metáfora de uma Romênia reduzida ao silêncio pelos comunistas, mas que, impedida de falar em plena voz, aprendeu a cochichar para resistir e tolerar a opressão com humor."
"Essa sequência [do jantar] poderia se tornar mítica, como aquela de A Festa de Babette. Uma ode à arte do comer bem e à liberdade de se permitir um mínimo de prazer em uma vida de severidade."
L´Humainité "Um filme inventivo e poético que revive a tragédia da ditadura."
Le Figaroscope "Uma fábula antitotalitária, em que o espírito louco, irrequieto, faz pensar irresistivelmente no cinema de Kusturica."

Assista o trailer legendado:



Baixe a trilha sonora do filme aqui e aqui

Um comentário:

Eduardo disse...

Esse filme é maravilhoso, já rodei na minha cidade e na internet e não encontro onde comprá-lo, por favor, me digam onde eu o acho!