9 de jan. de 2012

Cine Nostalgia - Jean-Luc Godard

Jean-Luc Godard é um daqueles cineastas conhecidos por todos. Nascido na década de 30, franco-suíço e um nato vanguardista, mudou o modo de produção cinematográfica mundialmente, pois tomou como temas e assumiu como forma, de maneira ágil, original e quase sempre provocadora, os dilemas e perplexidades do século XX. Além disso, é também um dos principais nomes da "Nouvelle Vague", vertenta cinematográfica francesa.

Film SocialismeEm seu Film Socialisme, Godard coloca em um cruzeiro os seus debatedores. Eles falam sobre história, filosofia, geometria, dentre outros assuntos variados, que nos remetem a uma reflexão plena sobre o que acontece no mundo a nossa volta, ao mesmo tempo em que, com uma câmera caseira, filma uma grande festa neste cruzeiro, que percorre um  passeio por Barcelona, Egito, Odessa, Palestina, Nápoles e Hellas. Em tom de protesto, o diretor se pauta em discursos contrários ao sistema vigente, pelo capitalismo e o preconceito étnico, temas que percorrem toda a produção. No meio disso, verdadeiras frases de impacto político são colocadas na bocas de suas personagens, sem qualquer roteiro que permita a articulação tempo-espacial nesta embarcação filosófica. Esta filmagem representa o próprio movimento, o próprio Godard, mostrando que Film Socialisme é um recorte profundo e atual sobre o posicionamento e a reflexão filosófica em frente à convenção capitalista que se mantém no século XX, opondo-se especialmente ao cinema hollywoodiano, fruto pleno do capitalismo.

Com sua narrativa fragmentada, Jean-Luc Godard consegue passar uma imagem que vai além dos filmes tradicionais, utilizando um estilo peculiar com o que se relaciona unicamente, provocando as mais diversas sensações em seus espectadores, além de ser aplaudido em Cannes.

Veja o trailer de Film Socialisme, do homenageado de hoje, Jean-Luc Godard:


Nenhum comentário: