19 de dez. de 2011

"Pina" e "A Separação" na lista dos possíveis candidatos ao BAFTA 2012

A British Academy of Film and Television Arts anunciou neste fim de semana a lista dos possíveis filmes candidatos ao BAFTA 2012. O BAFTA é um dos mais importantes premiações do cinema, reconhecido pela exigência de critérios e reponsável pelo reconhecimento de grandes nomes do cenário cinematográfico.

Entre os possíveis nomeados está o primeiro filme de arte rodado em 3D e dirigido por Wim Wenders sobre a coreógrafa alemã Pina Bausch Pina, que será lançado pela Imovision no primeiro semestre de 2012 e é um forte candidato a uma vaga na disputa pelo Oscar 2012 como Melhor Documentário.
Wim Wenders nas gravações de Pina.
A Separação também está na lista. Premiado em diversos festivais do mundo até agora incluindo do Urso de Ouro, prêmio de melhor filme no Festival de Berlim de 2011, também forte candidato a ser um dos cinco que concorrem a estatueta de melhor filme estrangeiro no Oscar 2012, representando o Irã.
A Separação, de Asghar Farhadi, está entre os possíveis elegíveis ao BAFTA e ao Oscar 2012.
Na última quinta-feira o iraniano A Separação, de Asghar Farhadi (Procurando Elly), foi selecionado também para a disputa de Melhor Filme em Língua Estrangeira na premiação do Globo de Ouro em 2012, ao lado de O Garoto da Bicicleta dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, que está em cartaz nos cinemas.
Potiche: Esposa Troféu de François Ozon também está na lista dos elegíveis ao BFTA 2012.
Mamute, de Gustav de Kervern e Benoit Delépine, estrelado por Gérard Depardieu,  Potiche: Esposa Troféu de François Ozon estrelado por Depardieu e Catherine Deneuve e Incêndios de Dennis Villeneuve - que concorreu ao Oscar 2011 como melhor filme estrangeiro - também estão entre os possíveis elegíveis ao BAFTA 2012 (veja a lista completa dos filmes inscritos aqui). 

A premiação do BAFTA acontece em 12 de fevevereiro de 2012, vamos torcer!

Nenhum comentário: