2 de dez. de 2011

Filmes da Imovision em uma volta ao mundo através do cinema

O jornalista Sérgio Rizzo, que escreve como colunista para o Yahoo! Cinema fez uma lista com dez filmes, os quais oferecem uma verdadeira janela para o mundo. De fato, sua seleção contou especialmente com produções internacionais que estiveram nos circuitos de cinema no Brasil, lançados comercialmente durante o ano de 2011. Segundo Rizzo, essa pequena amostra nos leva a um universo de produções diversificadas, oferecidas ao espectador. Dentre as produções escolhidas estão cinco filmes distribuidos pela Imovision; Cópia Fiel, O Garoto da Bicicleta, Homens e Deuses, O Homem ao Lado e Poesia

A lista completa de filmes feita pelo colunista Sérgio Rizzo foi finalizada com os seguintes títulos:

“A Árvore da Vida” (The Tree of Life)
“Bravura Indômita” (True Grit)
“Cópia Fiel” (Copie Conforme)
“O Garoto da Bicicleta” (Le Gamin au Vélo)
“O Homem ao Lado” (El Hombre de al Lado)
“Homens e Deuses” (Des Hommes et des Dieux)
“Melancolia” (Melancholia)
“A Pele que Habito” (La Piel que Habito)
“Poesia” (Shi)
“Trabalho Interno” (Inside Job)

Segundo ele:
“Cópia Fiel” (Copie Conforme) Encontros inesperados em um filme sobre verdades e mentiras, homens e mulheres, desejos e frustrações: o diretor iraniano Abbas Kiarostami (“Gosto de Cereja”) reúne a francesa Juliette Binoche (prêmio de melhor atriz em Cannes-2010) e o barítono britânico William Shimell na Toscana (Itália), onde brinca com cenas de um casamento — ou de muitos casamentos. Já disponível em DVD.





“O Garoto da Bicicleta” (Le Gamin au Vélo) Habituados a tratar de irresponsabilidade paterna e de dilemas morais na sociedade contemporânea, os irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne (“O Filho”, “A Criança”, “O Silêncio de Lorna”) examinam os laços entre um menino (Thomas Doret) abandonado pelo pai  e a cabeleireira que procura ajudá-lo (Cécile De France, de “Além da Vida”). Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes deste ano.





“O Homem ao Lado” (El Hombre de al Lado) A intolerância e o preconceito pautam o relacionamento entre vizinhos que até então não se conheciam, em Buenos Aires, quando um deles (Daniel Aráoz) abre uma janela com vista para a casa do outro, um designer de prestígio internacional (Rafael Spregelburd). Dirigido por Mariano Cohn e Gastón Duprat, com roteiro de Andrés Duprat. Já disponível em DVD.





“Homens e Deuses” (Des Hommes et des Dieux) O diretor e ator francês Xavier Beauvois recria a história verídica de um grupo de monges (interpretados por Lambert Wilson e Michael Lonsdale, entre outros) que viviam em um monastério na Argélia, nos anos 1990. A eclosão da crise política que opõe fundamentalistas ao governo os obriga a decidir entre ficar, e ajudar a população de uma aldeia, ou partir. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2010.





“Poesia” (Shi) Desprezada pela filha e maltratada pelo neto, uma enfermeira solitária (Yun Jeong-hie) descobre que tem o mal de Alzheimer. Tudo conspira para que entregue os pontos, mas ela prefere se agarrar à vida e descobre um modo de fazer isso por meio da linguagem poética. Escritor de prestígio em seu país, o diretor sul-coreano Lee Chang-dong ganhou o prêmio de melhor roteiro em Cannes-2010. Já disponível em DVD.





Lembramos também que a Imovision conta filmes do mundo inteiro, como o alemão Se Não Nós, Quem?, o norueguês Em Casa para o Natal, ambos sendo exibidos nos cinemas, além do francês A Guerra Está Declarada e o iraniano A Separação, que estarão em breve nas salas do país, dentre muitos outros títulos renomados do cinema mundial.

Cópia Fiel, O Homem ao Lado, Homens e Deuses e Poesia já estão disponíveis em DVD pela Imovision. O Garoto da Bicicleta está em cartaz em diversos cinemas pelo país. 

Nenhum comentário: