1 de nov. de 2011

Rio Sonata: Nana Caymmi surpreende espectadores e se torna sucesso no exterior


O documentário elaborado pelo diretor franco-suíço Georges Gachot sobre a trajetória da consagrada musa da MPB, Nana Caymmi, se tornou grande sucesso em festivais internacionais, como o 5th Brazil Film Fest, com edições em Toronto e Montreal, no Canadá e os Fête de la Musique e Filmar América Latina, em Gêneva.


A obra mostra o papel de Nana Caymmi no cenário musical brasileiro dos últimos 50 anos, conta também com a própria "cantora das cantoras" dando depoimentos de sua trajetória como artista. Neste documentário, diversos cantores e compositores consagrados, como Maria Bethânia e Erasmo Carlos, que também fazem parte do universo musical de Caymmi, contam sobre a convivência e a impressões da artista.

O que nos chama a atenção é a peculiaridade da realização de Rio Sonata: Nana Caymmi, um documentário musical sobre uma brasileira, idealizado por um diretor franco-suíço, o mesmo que dirigiu Maria Bethânia, Música É Perfume. Atualmente, Nana Caymmi é esquecida, sua voz rouca é lembrada aos poucos, por aqueles apreciadores de tempos antigos, que acompanharam sua carreira desde o início. Considerada uma verdadeira diva, a voz de Caymmi é poderosa, embala seus fãs neste encantador documentário, que dispara a curiosidade dos espectadores no exterior e mostra a verdadeira face de uma música brasileira, cujo som é universal.

Rio Sonata: Nana Caymmi também está no Riffraff, em Zurique e recebeu colunas especiais no LeMatin, da Suíça e Schweizer Fernsehen, da Alemanha, onde teve uma recepção muito posivita do público.

Veja o trailer de Rio Sonata: Nana Caymmi:

Nenhum comentário: