18 de nov. de 2011

Estreia - O Garoto da Bicicleta

A mais nova produção dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne estreia nos cinemas, mais um vencedor do Festival de Cannes - pelo Grande Prêmio do Juri - O Garoto da Bicicleta aborda, em moldes do sócio-realismo francês, os entraves que circulam as relações familiares. O drama se desenvolve na história de Cyril (Thomas Doret), um menino de 11 anos e sua conturbada relação com o pai, Guy (Jeremie Renier, de Potiche), chegando ao abandono. De fato, a bicicleta de Cyril parece ser a única ligação entre os dois. A partir deste acontecimento, a cabelereira Samantha (Cécile de France), em excelente atuação, se integra à trama, como alguém que necessita de um propósito de vida, preenchido pelo menino. 
Ao mesmo tempo em que o jovem Cyril se vê a frente do suposto roubo de sua bicicleta, passa a procurar incansavelmente por ela, em meio a acessos de raiva e o sentimento de rejeição, pelo completo desinteresse de seu pai em vê-lo, ou sequer ouví-lo, o garoto conhece Samantha, a cabelereira que possui um pequeno salão e um namorado pouco visto, fatos que tornam a jovem apática em um todo. O recorrente encontro entre as duas personagens desenvolve um forte laço emocional, que prova um carinho incondicional, além da relação de amizade e respeito.
A direção dos irmãos Dardenne mostra um filme que se desenvolve em ritmo leve e natural, com filmagens significativas, mostrando mais uma vez, a visão única de Jean-Pierre e Luc Dardenne, que emociona seus espectadores com a surpreendente atuação de Thomas Doret e Cécile de France. O Garoto da Bicicleta é um drama envolvente que deixará seus espectadores, mais uma vez, completamente tocados pela simplicidade e alcance da trama. 

Veja o trailer de O Garoto da Bicicleta:

Nenhum comentário: