18 de out. de 2011

A Separação, de Asghar Farhadi será exibido hoje no Festival do Rio

A Separação, de Asghar Farhadi (Procurando Elly) vencededor do Urso de Ouro, melhor ator e atriz no Festival de Berlim deste ano, será exibido hoje no Festival Internacional do Rio.
O diretor iraniano Asghar Farhadi no Festival Internacional de Cinema de Berlim
A primeira sessão do filme aconteceu agora, às 14h30 na Estação Sesc Rio.

O filme do iraniano Asghar Farhadi acompanha a história de Simin e Nader, que estão se preparando para deixar o Irã, com a filha Termeh. Porém Nader, preocupado com seu pai, que sofre de Alzheimer, acaba desistindo da viagem.

Decepcionada, Simin entra com pedido de separação, que é negado pela vara de família. Ainda assim Simin decide ir embora para a casa dos pais, sem a filha que opta por ficar com Nader. Ele, por sua vez, é orgulhoso demais para pedir que ela não vá.
Sem conseguir lidar com todas essas mudanças, Nader contrata a jovem Razieh para cuidar de seu pai doente. Mas ela aceita o emprego sem o marido saber, pois ele jamais deixaria que ela trabalhasse numa casa em que a esposa está ausente.
Farhadi faz um retrato intenso da sociedade iraniana atual, abordando justiça, religião, arbitrariedade, separação de classes e preconceito.

Para quem perdeu a sessão das 14h30 poderá conferir A Separação hoje às 21h15 na Estação Sesc Rio, e amanhã (quarta-feira 19/10) às 15h20 e às 19h50 na Estação Vivo Gávea.

Nenhum comentário: