10 de out. de 2011

O drama de Romeo e Juliette em "A Guerra Está Declarada" será exibido hoje no Festival do Rio 2011

A Guerra Está Declarada (La Guerre Est Declarée) dirigido e estrelado por Valérie Donzelli é o filme da Imovision que será exibido hoje no Festival do Rio.
Já antes exibido em outros festivais, apresentado como filme de abertura da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2011A Guerra Está Declarada saiu vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cabourg e do Festival Paris, e ainda foi apontado por muitos como "A grande revelação do Festival de Cannes 2011" (revista francesa Les Inrocks).

A Guerra Está Declarada aborda um tema muito complicado, que é a doença em uma criança, e o drama dos pais que a acompanham nessa difícil situação.
Um casal, Romeo e Juliette se conhecem, se apaixonam, e brincam que estão fadados à um destino trágico devido a seus nomes. Ao terem um filho, Adam, a teoria do casal é colocada em prática: Adam desenvolve um tumor no cérebro ainda pequeno, e a rotina da família se transforma em uma constante jornada por corredores de hospitais. E a doença do filho vai obrigar o casal a enfrentrar problemas reais da vida adulta.

A sinopse parece tocante, porém é muito mais do que podemos imaginar: Valérie Donzelli (realizadora do filme) interpreta Juliette, e Elkaïm Jeremias, seu co-roteirista, é Romeo. O filme é baseado em suas próprias vidas, no drama vivido pelo casal quando seu primeiro filho ficou doente.
Donzelli dedica seu filme a algumas pessoas, mas também ao sistema de saúde pública na França, com uma enorme gratidão pela idéia de coletividade conquistada e respeito compartilhado presente no país. O filme é sobretudo, uma grande história de amor.

A Guerra Está Declarada  será exibido hoje, segunda-feira (10) no Festival do Rio,  Expectativa 2011 às 21:30 no Teatro Maison de France e reprisado sábado e domingo nos seguintes horários:
Sábado (15/10) 14:00 São Luiz 4
Sábado (15/10) 19:00 São Luiz 4
Domingo (16/10) 16:30 Kinoplex Fashion Mall 1
Domingo (16/10) 21:30 Kinoplex Fashion Mall 1.

Nenhum comentário: