Organizações de Hollywood que representam roteiristas, diretores, atores e a equipe responsável pela entrega do Oscar, emitiram um comunicado expressando apoio aos cineastas iranianos que, como Jafar Panahi, foram condenados à prisão e à não realização de seus trabalhos, ou punidos com castigos físicos (como a atriz Marzieh Vafamehr) por discordar do governo de Mahmoud Ahmadinejad do Irã.
Cartaz nacional de Isto Não é Um Filme |
O comunicado referia-se às detenções em setembro de 2011 do produtor Katayoun Shahabi, dos diretores Naser Saffarian, Hadi Afarideh, Mojtaba Mirtahmasb - codiretor de Isto Não é Um Filme - e Shahnam Bazdar e do documentarista Mohsen Shahrnazdar por trabalhos que eles teriam realizado para a BBC.
Atriz Pegah Ferydoni segura foto do diretor iraniano Jafar Panahi na cerimônia de Cannes deste ano |
Grande parte do apontamento feito pelo comunicado se deve a situação do diretor Jafar Panahi realizador de Isto Não é Um Filme, que está em prisão domiciliar, e da atriz Marzieh Vafamehr, que foi condenada a 90 chicotadas por autoridades iranianas.
Juliette Binoche, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes por Cópia Fiel, do iraniano Abbas Kiarostami se emocionou ao falar do 'caso' Jafar Panahi, que não pode comparecer ao festival. |
"Nós nos unimos aos colegas em todo o mundo para pedir a segurança, a libertação e o retorno desses cineastas ao trabalho" - afirmou em comunicado a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela entrega do Oscar, prêmio mais importante da indústria cinematográfica.
Membros da Berlinale posam para foto em frente a cartaz do cineasta iraniano Jafar Panahi, homenageado nesta 61ª Berlinale |
Entre os outros grupos que apoiaram o comunicado estavam o Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America), o Sindicato dos Atores (Screen Actors Guild), o Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (Producers Guild of America), o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guilds of America), o Sindicato dos Editores (American Cinema Editors) e a Sociedade Americana de Cinematógrafos.
"Esperamos que o governo iraniano liberte esses cineastas e reconheça que seus trabalhos criativos podem apenas fortalecer e enriquecer a sociedade iraniana" - Sindicato dos Diretores.
O polêmico filme feito por Jafar Panahi em prisão domiciliar Isto Não é Um Filme será exibido pela primeira vez o Brasil na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Confira os horários e salas de onde será exibido Isto Não é Um Filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário