26 de set. de 2011

Asghar Farhadi e Hirokazu Kore-Eda premiados no 59ª Festival Internacional de Cinema de San Sebastián

Terminou esse sábado, 24 de setembro, a 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián que começou em 16 de setembro.
Dentre os filmes competindo na seleção oficial do festival, esteve “Kiseki” ("I Wish", em inglês) do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda (de “Ninguém Pode Saber”), que levou o Prêmio do Júri para Melhor Roteiro.

Kiseki conta a história de um garoto chamado Koichi (Koki Maeda), que vive com sua mãe e seus avós em Kagoshima, enquanto seu irmão mais velho Ryunosuke (Oshiro Maeda) vive com seu pai em Ryunosuke, norte de Kyushu. Ambos foram separados pelo divórcio dos pais, mas a construção de uma linha de trem bala ligando as duas cidades enche Koichi de esperança e o faz acreditar que a chegada do trem irá reunir sua família mais uma vez.
Outro filme distribuído pela Imovision que voltou premiado do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián foi o iraniano de Asghar Farhadi (de "Procurando Elly") Jodaeiye Nader Simi, ("Uma Separação", traduzido ao pé da letra), que este ano já havia recebido o Urso de Ouro no 61º Festival de Berlim, primeiro prêmio máximo para um filme iraniano, e também vencedor do prêmio de melhor ator e atriz, concedido a todo o elenco do filme.

Jodaeiye Nader Simi conta a história de Nader, que é abandonado por sua esposa e decide contratar uma jovem mulher para cuidar de seu pai. Mas ele não sabe que sua nova funcionária além de estar grávida, também está trabalhando sem a permissão do marido. Logo, Nader se encontra envolvido em uma rede de mentiras, manipulações e confrontos públicos. Jodaeiye Nader Simi  (mais conhecido por aqui como "A Separação", ou "A Separation") aborda tema complicado: o divórcio, colocando um casamento em crise no cenário do conservadorismo iraniano.
Kiseki e Jodaeiye Nader Simi serão distribuidos pela Imovision no Brasil, portanto estarão em breve nos cinemas.
Para conferir a lista completa dos vencedores visite o site oficial do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

Nenhum comentário: