17 de jun. de 2011

Festival Ecce Homo: É Serge Gainsbourg por Edgard Scandurra, e começa amanhã

Amanhã o Centro de Cultura Judaíca promeve o Festival Ecce Homo, em uma homenagem ao ícone fracês Serge Gainsbourg, que nos deixou há 20 anos. O Festival Ecce Homo que apresentará vários sucessos de Gainsbourg por Edgard Scandurra, acontecerá no Centro de Cultura Judaica na Oscar Freire.

Para marcar as duas décadas do falecimento de um dos mais talentosos cantores e compositores franceses do pós-guerra, o Centro da Cultura Judaica apresenta, nos dias 18 e 19 de junho, um festival em homenagem Serge Gainsbourg.  O objetivo é dar oportunidade ao público paulistano de descobrir o vasto universo do artista, cuja vida boêmia, romances escaldantes e constantes provocações o transformaram num ícone da cultura francesa do século XX. Para realizar a curadoria deste projeto, o Centro convidou o músico Edgard Scandurra, conhecido como um dos grandes guitarristas brasileiros, que esteve a frente do IRA!, além de ser um grande admirador do trabalho e da música de Gainsbourg.
O Festival “Ecce Homo: Gainsbourg por Scandurra”, apresenta o grupo Les Provocateurs, criado pelo músico paulista, que irá receber no palco do Centro da Cultura Judaica convidados especiais para duas noites de celebração. Para a primeira apresentação, no dia 18/06, Scandurra convida o irreverente dramaturgo e escritor carioca Fausto Fawcett e a cantora BluBell. Já no dia 19/06 será a vez da rainha do pop brasileiro dos anos 60, a “ternurinha” Wanderléa, interpretar canções do compositor. O show contará ainda com a presença do cantor Thiago Phetit, premiado em 2010 pela MTV como aposta do ano

Segundo Yael Steiner, diretora geral executiva do Centro da Cultura Judaica, são 20 anos de ausência de um dos mais talentosos cantores franceses de últimos tempos. “Seu legado é inegável. Gainsbourg deixou brilhantes composições, seja em arranjos simples ou sofisticados”, lembra. Em sua música podemos notar diversas influências que vão do jazz, rock, pop, música erudita, passando pelo bolero, música africana, reggae, tango, até a bossa nova e o psicodelismo. “Para resgatar toda essa rebeldia gainsbourgiana, ninguém melhor do que o guitar heroe Edgard Scandurra”, diz Yael. O repertório abrangerá todas as fases do cantor, desde seu início com as tradicionais chansons até o pop rock eletrônico da primeira metade da década de 80 do século passado.

Antes dos shows, serão exibidos trechos de entrevistas raras de Serge Gainsbourg, dados por ele em meados dos anos de 1960, além de uma especial introdução feita pelo escritor e jornalista Xico Sá. Grande fã do cantor, Xico irá traçar o perfil boêmio e mulherengo de Gainsbourg. Dentro da agenda, ainda está previsto um pocket show com o trio SUITE, tocando em ritmo divertido e contagiante canções da era pré-gainsbourguiana, focando a atmosfera de cabaret que também influenciou a carreira de Serge. No repertório, Boris Vian, Juliette Gréco, Henri Salvador, entre outros. Tocando em festivais de música francesa e em conceituados cafés, o grupo tem se destacado na noite paulistana.

Para a produção das imagens que compõem o cartaz de divulgação do Festival, o Centro da Cultura Judaica convidou o ilustrador Andrés Sandoval, que conseguiu captar toda a atmosfera boêmia e envolvente que cerca o cantor francês. Andrés é conhecido por desenvolver estampas para diversas marcas como Neon, Ellus, L’Occitane e Melissa, e pela seção “Esquinas” da revista Piauí.quadrinho contemporâneo franco-belga. Nascido em Nice, onde fez mestrado em filosofia e cursos de pintura, escreveu e colaborou em mais de uma centena de livros para adultos e crianças. Vencedor do prêmio Goscinny, é autor de mais de 30 álbuns de quadrinhos, incluindo O Gato do Rabino, publicado pela editora Jorge Zahar, cujo filme será lançado na França este ano. Muitos de seus quadrinhos foram publicados pela l’Association, fundada em 1990 por Menu e outros artistas.

Festival Ecce Homo: Gainsbourg por Scandurra
Concepção e realizaçao: Centro da Cultura Judaica
Direção geral: Edgard Scandurra
Produção: Helena Forghieri
Vídeo, cenário e projeção de vídeo: Eduardo Beu
Tradução: Sebastian Bah

O filme "Gainsbourg - O Homem Que Amava as Mulheres" conta com roteiro e direção de Joann Sfar e é estrelado por Eric Elmosnimo, Lucy Gordon, Letitia Casta e Anna Mouglalis.

Veja a sinopse oficial:
"Serge Gainsbourg, um jovem judeu que vaga por Paris. É a história de um jovem e tímido poeta que deixa para trás suas pinturas e seu quarto para deslumbrar as platéias de clubes noturnos e tomar o mundo com seu talento nos turbulentos anos 60. É uma vida “heróica”, onde as criaturas de sua cabeça ganham corpo na tela, e sua eloquência combina com seus escandalosos casos de amor com lindas mulheres como Brigitte Bardot e Janes Birkin.Desses elementos nasce um trabalho subversivo que cresce e agita o mundo inteiro."

"Gainsbourg - O Homem Que Amava as Mulheres" estreia no dia 08 de julho deste ano.

Nenhum comentário: