20 de mai. de 2011

Imovision leva literatura e poesia aos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro

Neste final de semana e no começo da próxima, os cinemas do Rio de Janeiro e de São Paulo serão "palcos" para duas estreias super especiais. Na verdade serão duas pré-estreias, onde os filmes Poesia e Minhas Tardes com Margueritte serão exibidos. 

Poesia, filme com direção de Lee Changdong, conta a história de Mija, que vive com seu neto em uma cidade localizada nas encontas do rio Han. É uma velhinha excêntrica, que adora se vestir com chapéus de flor, e roupas da moda, mas também é uma mente inquieta e questionadora. Por acaso, ela acaba entrando em uma "aula de poesia" que acontece em um centro cultural na vizinhança e é desafiada pela primeira vez em sua vida a escrever um poema.


Sua busca pela inspiração começa com uma observação do cotidiano ao seu redor e ela nunca antes havia reparado. Mija nasce novamente. Como uma criança que se surpreende com a vida, ela parece estar vendo tudo como se fosse a primeira vez. Mas quando a realidade cruel chega, ela acaba tendo que retornar e ver que o mundo não é tão bonito quanto ela imaginou.

Já o segundo longa, é Minhas Tardes com Margueritte. O filme conta a história de um daqueles improváveis encontros, mas que vai mudar a vida de Germain (Gérard Depardieu), um cinqüentão quase analfabeto, e Marguerite, um velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain irá aprender para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais.

O que mais chama atenção nos dois filmes, é o aprendizado e a beleza, que as ambas histórias demonstram. Como não associar a senhora Margueritte, com dois "T", com nossas avós, ou até nossas mães. Afinal esse é o papel dela na vida de Germain, mostrando tudo que ele pode descobrir com os livros, com a leitura e o com poder da palavra e do amor. Já em Poesia, é a história de Mija que é contada, ela é uma avó, que vive com seu neto e após descobrir que o mundo tem sutilidades que - em seus anos de vida - nem conseguia imaginar, começa a se dedicar a poesia.

Poesia e Minhas Tardes com Margueritte são filmes lindos, que prestigiam o cinema, a arte e mostram que o melhor que podemos aprender em nossas vidas, é amar.

Onde assistir:

Unibanco Arteplex, do Rio de Janeiro
Dia 21/05, ás 24hs

Em São Paulo no dia 21/05, nos cinemas:
Reserva Cultural, às 23h30
Unibanco Arteplex, às 21h30
Cine Lumière, às 20h40
No Rio de Janeiro
Estação Vivo Gávea, dia 23/05, às 19h30
Estação Ipanema, dia 24/05, às 14h50
Estação Sesc Espaço, dia 25/05, às 21h20

Nenhum comentário: