2 de mar. de 2011

Serge Gainsbourg, há 20 anos...

Hoje, dia 02 de março de 2011, completa 20 anos que o músicao Serge Gainsbourg partiu, deixando sua marca de sucesso pelo mundo todo. E por isso, hoje a Imovision conta um pouco da história de Gainsbourg, deixando uma homenagem ao homem polêmicos que foi Gainsbourg.

Serge Gainsbourg nasceu no dia 02 de abril de 1928, em Paris. Filho de judeus, ele foi iniciado ao cenário musical por vontade de seu pai, que era um pianista. Em meados dos anos 60, o jovem e tímido poeta deixou para trás suas pinturas para se tornar músico, a partir de uma promessa que fez ao seu pai.

Seu primeiro disco foi "Du Chant à la Une!", lançado em 1958. Alguns anos após o lançamento deste primeiro vinil, Serge Gainsbourg viu sua carreira decolar no ano de 1966, quando começou a compor e a empresariar a jovem cantora France Gall. Dois anos depois começava uma de suas melhores parcerias, seu affair com Brigitte Bardot, que rendeu memoráveis músicas.

Além de escrever para Brigitte Bardot, o músico também compôs para vários outros nomes importantes da época, entre eles estão Juliette Gréco, Françoise Hardy, France Gall, Jacques Dutronc, Catherine Deneuve, Alain Chamfort, Alain Bashung, Anna Karina, Isabelle Adjani, Vanessa Paradis e Jane Birkin.

Além de sua brilhante carreira como músico, Serge Gainsbourg foi cineasta e ator, ele assinou a direção de 5 filmes e atuou em mais 20. Dentre os filmes que dirigiu está "Je t'aime... moi non plus", estrelado por Jane Birkin - que foi sua esposa.

Algo que poucos sabem é que a música "Je t'aime... moi non plus", foi escrita para Brigitte Bardot, mas ela ficou com medo da repercussão que o dueto daria e decidiu não grava-la. Mas Gainsbourg achou a substituta perfeita, Jane Birkin, com quem foi casado e teve uma filha, a Charlotte Gainsbourg.

Serge Gainsbourg deixou saudades e ficou conhecido no mundo todo, não somente por sua carreira como músico, ator ou diretor, também por ser "O homem que amava as mulheres".

Nenhum comentário: