5 de abr. de 2012

Cinema da adeus à Claude Miller

Hoje o cinema perdeu, aos 70 anos, o escritor, ator, produtor e diretor de cinema francês Claude Miller.
Miller iniciou sua carreira como assistente de Marcel Carné e seguiu trabalhando como assistente de grandes cineastas da Nouvelle Vague como Robert Bresson, Jean-Luc Godard, e François Truffaut, o qual veio a ser sua grande influência.

Com a morte de Truffaut, Claude Miller, sempre apaixonado pela diversidade europeia, assumiu a direção de 'A Pequena Ladra', filme que viria a ser nomeado aos Césars em 1989.

Entre outras obras em sua carreira, destaque para 'A Acompanhante' (1992), 'La classe de neige' (vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes em 1998), 'La chambre des magiciennes' (prémio FIPRESCI em Berlim em 2000), e 'A pequena Lili' (2003), também presente na seleção oficial do Festival de Cannes.
Um trabalho do diretor mais recente distribuído pela Imovision nos cinemas e em DVD é 'Feliz Que Minha Mãe Esteja Viva', produzido com seu filho Nathan Miller, um drama familiar ambíguo e desconcertante sobre um filho adotivo em busca de sua mãe biológica.


Seu último trabalho Thérèse Desqueyroux - baseado no famoso romance de François Mauriac de 1927 - também será distribuido pela Imovision nos cinemas.
Estrelado por Audrey Tautou ('Amélie Poulain') e Gilles Lellouche, Thérèse Desqueyroux conta a história de Thérèse Larroque, uma mulher enigmática que casa-se com o seu vizinho, Bernard Desqueyroux, juntando as propriedades e ficando com um terreno vasto.

Bernard tolera a forte personalidade da mulher, mas é bastante limitado intelectualmente e Thérèse vê-se sufocada por uma aborrecida vida provinciana enquanto sonha com Paris e a cultura. Aquilo que começa por um engano, acaba numa tentativa de envenenar o marido. Caída em desgraça aos olhos de todos da sua família e da família do marido ela ainda terá de lidar com a justiça.


Claude Miller foi uma inspiração para o cinema francês e está é a homenagem que a Imovision presta a esse grande cineasta.

Nenhum comentário: