16 de mar. de 2012

O 1º filme de arte em 3D em homenagem a Pina Bausch dirigido por Wim Wenders estreia hoje nos cinemas

A homenagem de Wim Wenders à musa da dança contemporânea Pina Bausch entra em pré-estreia em cartaz hoje (16/04) nos cinemas.
Considerado como o primeiro filme de arte rodado em 3D, o filme Pina transforma a tela do cinema em um verdadeiro palco, onde os movimentos e os passos das intensas coreografias criadas pela coreógrafa, dançarina, diretora e responsável pelo Tanztheater Wuppertal Pina Baush, faz o espectador se entregar completamente ao espetáculo visual, como se estivesse participando de todos aqueles cenários já frequentados pelos bailarinos e a própria Pina.

Em meio ao espetáculo técnico propiciado pelo diretor, a lírica estética de seu roteiro, criado com ajuda de coreografias originais, é o que dá a seu público uma visão diferenciada sobre o uso do 3D; aqui, a arte é o foco principal, pautada na beleza e na propriedade da utilização de formas reais, cuja amplitude de efeitos não ofuscará o verdadeiro brilho da homenagem feita por Wim Wenders.
Em Pina, um tom verdadeiramente brasileiro também é um atrativo especial para o público nacional. O motivo disso: Wim Wenders dirige uma cena especial, protagonizada pela companhia ao som de Leãozinho, famosa música de Caetano Veloso, o qual o diretor já se declarou grande fã.

Além disto, nos ambientes externos presentes nas cenas que incorporam coreografias, é possível ver uma arte urbana feita pelos artistas OsGemeos, com cores vibrantes, claramente percebidas por nós, pelos traços fortes e oblíquos. Em relação às filmagens em ambientes externos, Wim Wenders declarou que o uso da técnica 3D não deve ficar dependente de cenários internos rigidamente controlados.

Como um todo, Pina é a prova final de que até mesmo os diretores mais consagrados por seus filmes de arte podem incorporar tecnologia para abrilhantar seus trabalhos. Em forma de documentário, Wim Wenders presta uma homenagem póstuma à Pina, por meio de execuções de suas danças únicas, entrelaçadas por depoimentos de seus parceiros de trabalho, em um ritmo emocionado, que traz aos seus espectadores a única sensação de estar em frente a este deslumbrante palco.

Nenhum comentário: