6 de jan. de 2012

Estreia - A Guerra Está Declarada

O representante francês na corrida para o Oscar 2012 chega aos cinemas em clima de emoção e vitória. A lindíssima e real história da diretora Valérie Donzelli promete levar seus espectadores a um nível completamente novo do que se trata do sentimento nas telas. 
Donzelli, por meio de uma direção performática, única, conseguiu alcançar um novo patamar do que se pode ser chamado de "drama da realidade". Em 100 minutos, a diretora expressa toda a sua luta e a vontade de modificar os fatos mais difíceis de sua vida com um colorido completamente novo, focado nas alegrias proporcionadas pela esperança, amor e união de uma família que passa por verdadeiras dificuldades. Assim, em A Guerra Está Declarada, nota-se uma estética que busca a alegria e o desejo de vitória em meio às brancas paredes dos hospitais onde o filho de Juliette (Valérie Donzelli) e Roméo (Jérémie Elkaïm) permanece internado. É, com certeza, a centelha de um brilho magnífico que transforma a escuridão em beleza. 
Nesta produção, pode-se ver a história verdadeira do casal composto pelos jovens Roméo e Juliette, interpretados como que fazendo uma releitura da realidade vivida por eles mesmos, nos papéis dados a Donzelli e Elkaïm. O jovem casal tem um futuro promissor, até a descoberta da devastadora doença do filho de 18 meses. Neste ponto, é de se ver com olhos emocionados que a verdadeira "guerra" estaria declarada, utilizando-se do amor e da ternura como as armas mais potentes contra um pessimismo latente e uma depressão incurável, que deveriam ser exclusivamente curados com sorrisos e esperanças. Esta história, transformada em filme, é a homenagem que Valérie Donzelli faz à vida e ao amor; como diretora, ela abrange o tema com uma estética toda especial, pautada em luzes e sons que elevam os ânimos de seus espectadores a um nível superior. Com uma trilha sonora que lembra fanfarras e clássicos da música contemporânea, em meio a emocionantes tomadas, em um clima frenético, como uma verdadeira guerra. Porém, não é apenas isso que nos chama a atenção; A Guerra Está Declarada é um daqueles filmes que nos fazem chorar de alegria, como se nossas vidas fossem realmente perfeitas ou, se não, como se nos desse forças para declarar verdadeiras guerras contra nossos fantasmas pessoais.

Boa sessão!

Veja o trailer de A Guerra Está Declarada, que estreia hoje nos cinemas: 



Nenhum comentário: