25 de nov. de 2011

Filmes da Imovision estão na lista dos melhores nos Festivais do Rio e São Paulo

Um ranking feito por diversos blogueiros da chamada Liga dos Blogues Cinematográficos elegeu os melhores filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival  do Rio, no ano de 2011. Com os títulos inéditos inseridos em ambos os festivais, a Liga realizou a votação separadamente. Entre os filmes escolhidos para o Top 10 de ambas as listas, destacam-se produções distribuidas pela Imovision; com um destaque especial para o primeiro lugar dentre os filmes escolhidos na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o iraniano Isto Não É um Filme, de Jafar Panahi.
A lista, em sua versão carioca, prestigiou especialmente A Separação, de Asghar Farhadi, um drama comovente sobre a separação consentida de um casal iraniano, que se transforma em um desafio sem precedentes, concretizado por belas filmagens e uma análise profunda daquele país. 

Em São Paulo, o grande vencedor foi Isto Não É um Filme, de Jafar Panahi. O diretor enclausurado por ordem política, também no Irã, foi proibido de gravar filmes durante um período de 20 anos. Com tais imposições, Isto Não É um Filme mostra o recorte exato da privação na vida de um homem comum, que não quer se separar de um dos maiores prazeres de sua vida, o de dirigir filmes. 

Na lista paulistana, também há destaque para Fausto, de Alexander Sokurov, baseado no romance homônimo de Johann Goethe, um dos maiores pensadores e escritores do século XVIII. A forma como Sokurov propõe uma visão sobre a obra é única e envolvente a seus espectadores. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, Fausto é uma obra-prima, que contempla  o cinema russo de forma como não era vista desde o final da década de 80. 

A mais recente produção dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, O Garoto da Bicicleta também se elegeu como um dos melhores filmes da Mostra de São Paulo. A comovente história do garoto Cyril, que em meio ao abandono e à ira, descobre em Samantha, a cabelereira do bairro, uma relação de amizade e compreensão. Premiado em Cannes, O Garoto da Bicicleta renova o modo de filmagem com tom simples e, ao mesmo tempo, emocional, que se envolve aos espectadores de forma única, como se fossem transportados para o campo de ação.

O Garoto da Bicicleta já está nos cinemas. Isto Não É um Filme, Fausto e A Separação estarão em breve nos cinemas nacionais. 

Nenhum comentário: