6 de set. de 2011

Co-realizador de Jafar Panahi em "This is not a Film" é impedido de deixar o Irã

É com profunda inquietação que comunicamos que ontem, dia 5 de setembro, Mojtaba Mirtahmasb, co-realizador juntamente com Jafar Panahi, do filme This Is Not a Film, teve seu passaporte confiscado enquanto tentava embarcar com sua mulher e seu filho em um vôo para Paris.
Jafar Panahi: Pena de 20 anos sem escrever roteiros nem dirigir filmes,  condenado a 6 anos  de prisão no Irã por discordar do Regime imposto pelo país
Ele também foi proibido de sair do território iraniano e seus pertences pessoais (computador, caderno de notas) foram igualmente apreendidos pelas autoridades do país. Somente sua esposa e seu filho obtiveram autorização para embarcar. Estamos particularmente preocupados com as conseqüências deste ato para Jafar e Mojtaba.
Mojtaba Mirtahmasb, o "câmera" que ajudou Panahi na realização de This Is Not a Film
O motivo de sua viagem era o de promover o lançamento de This Is Not a Film na França, em 28 de setembro, e posteriormente iniciar uma turnê mundial para apresentar o filme em festivais internacionais de prestigio (Toronto International Film Festival, New York Film Festival, London Film Festival etc).

A Imovision gostaria de comunicar a todos, imprensa e público, esse fato e de manifestar nossa inquietação perante a alarmante situação dos cineastas Jafar e Mojtaba.

Imovision Filmes

Nenhum comentário: