O diretor de Pina, primeiro filme de arte rodado em 3D, Wim Wenders, foi homenageado no último final de semana pelo prefeito da cidade de Wuppertal Peter Jung, ao receber o "Ring of Honor" (anel de honra) da cidade por seu projeto Pina.
Em Pina, Wenders não homenageia apenas a coreógrafa Pina, mas muito a cidade de Wuppertal, onde está situada a companhia de dança de Pina - Tanztheater Wuppertal - e os bailarinos fazem das ruas e lugares exóticos da cidade, palcos para as exuberantes coreografias criadas por ela. O diretor apresentou toda a obra de Pina Bausch ao mundo de forma inovadora ao integrar a tecnlogia 3D a dança, a arte e aos belos cenários de Wuppertal.
O Ring of Honor é concedido pela Câmara Municipal de Wuppertal e atribuído a pessoas que "têm contribuído de forma notável para o bem-estar e reputação da cidade, de forma especial".
![]() |
Wim Wenders e Pina Bausch |
Vale lembrar que o anel de honra pertenceu a Pina Bausch até 2008, um ano antes de sua morte. A coreógrafa foi premiada em 2008 com a mais alta honraria que a cidade pode premiar um cidadão.
Pina estreou na Alemanha em fevereiro de 2011 e levou aos cinemas cerca de 500 mil espectadores, além de ter recebido inúmeros prêmios, incluindo o European Film Award, o Prêmio do Cinema Alemão como melhor documentário e uma indicação ao Oscar 2012 na mesma categoria.
O aclamado Pina de Wim Wenders entrou em pré-estreia nacional nesta sexta-feira (16/03) nos cinemas brasileiros.
Visite o site oficial de Pina para saber mais sobre essa obra-prima, resultante do encontro de dois gênios de diferentes artes.
Um comentário:
Assisti Pina 3D, aqui em Santos, e fiquei maravilhada. Nada como o olhar deste grande diretor, para fazer esta magnifica homenagem.
Postar um comentário